Clínica de Tratamento – Drogas e Alcoolismo

(11) 4714-1079

Plantão 24h:(11) 7797-7969 - (11) 94377-7969

(Para telefone fixo na Capital e Grande São Paulo, também é necessário usar operadora e código de área)

A FAMÍLIA

Qual o papel da família no tratamento do dependente químico ou alcoólico?

O surgimento da dependência química ou alcoólica afeta diretamente o equilíbrio e o funcionamento da estrutura familiar. É natural que neste momento surjam muitos sentimentos, dúvidas, medos e até vergonha. A família sente-se perdida e muitas vezes sem saber por onde começar.

Se você e sua família está neste ponto, é porque a ajuda profissional é necessária. Conhecendo melhor a doença e tendo um diagnóstico claro, a família sente-se menos angustiada e passa a ser um aliado eficiente no tratamento. Este é um aspecto fundamental que a Clínica Up Life desenvolve com as famílias antes, durante e depois da internação.

O papel da família é importantíssimo em todas as fases do processo terapêutico, porém é fundamental no início do tratamento onde o paciente ainda não percebe claramente que aquilo que acontece com ele é decorrente de uma doença, pois em muitos casos, perdeu completamente a capacidade de reconhecer os danos que sua dependência de drogas ou álcool traz para si mesmo e para todos aqueles que os cercam. Neste ponto, cabe a família tomar a decisão de como deve iniciar o tratamento.

A família que busca uma internação para tratamento da dependência química ou alcoólica deve estar ciente que durante o processo da internação deverá participar ativamente, não apenas acompanhando a evolução terapeutica, mas também frequentando grupos de apoio como o Amor Exigente, NAR-Anon ou Al-Anon.

Este comportamento aumentará muito as chances de sucesso do tratamento, pois o paciente encontrará, em seu retorno social, um ambiente familiar equilibrado e preparado para lhe auxiliar, orientar e o apoiar a superar as dificuldades de estabelecer um novo modo de vida sem drogas. A recuperação é um processo longo, no entanto combinando varias abordagens os resultados tornam-se efetivos e a reinserção na sociedade torna-se uma realidade.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES: (0xx11) 4714-1079 / 4719-2021 / PLATÃO 24hrs (0xx11) 7797-7969 / 94377-7969