Clínica de Tratamento – Drogas e Alcoolismo

Plantão 24h:(11) 7797-7969 - (11) 94377-7969

(Para telefone fixo na Capital e Grande São Paulo, também é necessário usar operadora e código de área)

TRATAMENTO DO ALCOOLISMO

Abordagem Terapeutica para o Tratamento de Dependência de Álcool

A proposta terapeutica para o tratamento da dependência alcoólica segue os mais recentes protocolos clínicos e terapeuticos. Embora as rotinas diárias sejam elaboradas para atender dependentes de drogas diversas, a abordagem terapeutica e medicamentosa dos dependentes alcoólico recebe pequenas modificações para atender as suas necessidades específicas.

Frequentemente os dependentes alcoólicos (ou alcoolistas) chegam ao tratamento apresentando maiores problemas clínicos em decorrência dos muitos anos de uso. Neste caso, a avaliação clínica deve ser ainda mais rigorosa, pois infelizmente muitos destes problemas clínicos desenvolvidos ao longo do anos trazem risco graves a saúde. É fundamental que a desintoxicação medicamentosa siga protocolos rígidos, para minimizar os riscos associados a retirada da substância.

O acompanhamento clínico nesta fase é indispensável e o acompnhamento psiquiatrico de grande importância, pois somente assim podemos minimizar os sintomas da “Sindrome de Delirium Tremis”, que via de regra se apresenta com o surgimento de tremores incontroláveis e delírio/ alucinações.

A proposta terapeutica, principalmente no Programa de Prevenção a Recaída, deve ter uma outra abordagem na construção de planos, metas e objetivos, principalmente quando o paciente já tem mais idade e já está aposentado. Neste caso, o enfoque principal é na construção de atividades que melhorem a qualidade de vida e facilite a socialização.

ENTRE EM CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES: (0xx11) 4714-1079 / 4719-2021 / PLANTÃO 24 hrs (0xx11) 7797-7969 / 94377-7969