Quais os tipos de alcoólatras?

Quais os tipos de alcoólatras?

As bebidas alcoólicas, de certa forma, fazem parte da cultura brasileira. Seu uso é socialmente aceito em nosso país, sendo sua venda e consumo amplamente incentivados por propagandas nos mais variados meios de comunicação.

Desta forma, o álcool é consumido por pessoas de ambos os sexos, de diferentes idades e classes sociais. Isso faz com que existam vários tipos de alcoólatras, assunto que será tratado neste artigo. Para saber mais, continue com a leitura.

 

Tipos de alcoólatras

Antes de mencionarmos os tipos de alcoólatras, é importante destacar que a Organização Mundial da Saúde considera o alcoolismo uma doença que causa tanto dependência física quanto emocional e acomete uma grande parcela da população mundial. Vejamos agora alguns tipos de alcoólatras:

 

Alcoólatra antissocial

As pessoas que apresentam esse traço do vício costumam começar a beber ainda muito jovens e desenvolvem a dependência também muito cedo. São indivíduos retraídos, reservados e introvertidos.

Apesar de serem menos comuns, os alcoolistas desse tipo costumam ter maior dificuldade para se recuperar do vício. Algumas vezes, nesses casos, a dependência também está associada ao uso de outras substâncias, como o cigarro, a maconha e a cocaína.

 

Alcoólatra jovem adulto

Esse tipo de alcoolista geralmente experimenta as primeiras doses de bebida alcoólica nos anos finais da adolescência, com o uso recorrente, contínuo e crescente da substância. O estado de dependência costuma se instalar entre 18 e 24 anos.

Nessa idade, o abuso do álcool, além de desenvolver o alcoolismo, é um fator de risco para o surgimento de outros transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade, TOC e síndrome do pânico, os quais podem ser desencadeados pelo constante estado de embriaguez.

 

Alcoólatra funcional

Nesse tipo de alcoolismo, as pessoas estão em uma fase mais madura da vida, geralmente depois dos 40 anos. Apesar de terem começado a beber quando mais jovens, a dependência se instalou apenas nesse período.

A maioria dos indivíduos nessa condição são homens que já estão há muito tempo no exercício de suas profissões. Por tal motivo, esse público é, provavelmente, o que mais procura tratamento de forma voluntária.

Nesses casos, o vício costuma causar muitos transtornos para a vida profissional, conjugal e familiar do dependente, que geralmente é casado e tem filhos.

 

Alcoólatra crônico

Esses são os alcoolistas menos comuns. No entanto, são os que apresentam maiores problemas familiares, mais riscos de desenvolverem transtornos de personalidade e têm maiores níveis de dependência.

Apesar de este ser um grupo que normalmente se esforça bastante para ter sucesso com o tratamento, pelo fato de o vício afetar inúmeras áreas de sua vida, esse tipo de alcoólatra tem muita dificuldade na reabilitação.

 

Procure ajuda de profissionais

Como dissemos, o alcoolismo é uma doença. P0or esse motivo, precisa ser tratado por profissionais da saúde que sejam especialistas nesse tipo de tratamento, para que a reabilitação aconteça com sucesso.

Se você está enfrentando problemas com o álcool, não tarde em assumir que precisa de auxílio. O quanto antes o tratamento for iniciado, maiores e mais rápidas são as chances de sucesso.

A Clínica Uplife dispõe de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, disposta a oferecer o melhor tratamento aos pacientes. Estamos sempre disponíveis para esclarecer suas dúvidas. Venha conhecer uma de nossas unidades!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.