Clínica para tratamento da cocaína

Clínica para tratamento da cocaína

A cocaína é uma substância de origem natural e muito usada há mais de 3000 anos pelos incas. Os peruanos também a utilizavam em cultos religiosos, mas foi somente em 1852 que ela foi sintetizada pela primeira vez pelo químico alemão Albert Niemann.

De lá para cá, ela só se popularizou, sendo hoje a droga mais vendida no mundo. Assustadoramente, 20% do que é consumido no globo vem para o Brasil em forma de cocaína e crack – que é feito com os restos da cocaína.

Infelizmente não se vê melhoria nesse quadro de consumo, pois pesquisas já apontaram que quase metade dos usuários dessa droga a provaram pela primeira vez antes de completarem 18 anos. Por tudo isso, o consumo de drogas está se tornando um problema de saúde pública que precisa ser combatido.

 

Tratamento da cocaína

As famílias, quando descobrem a dependência química de um ente querido, muitas vezes, não sabem lidar com a questão por acreditarem que se trata de uma falha de caráter quando, na verdade, há uma doença envolvida e, como qualquer doença, a dependência precisa ser tratada por profissionais de saúde que entendem do assunto.

É exatamente por esta razão que se deve procurar uma clínica de reabilitação para o tratamento, pois lá é possível encontrar uma equipe multiprofissional que poderá dar apoio não apenas ao dependente, mas também aos familiares, evitando assim que mais uma família seja destruída pelas drogas.

Nas clínicas, há uma equipe multiprofissional responsável por cuidar do dependente. Ela inclui, entre outros profissionais:

 

  • Médico – o local geralmente conta com um médico clínico geral e um especialista (psiquiatra). Dependendo das necessidades da clínica, outras especialidades podem estar disponíveis. Isso não é raro, pois infelizmente a dependência química causa outros problemas de saúde que vão requerer acompanhamento de outras especialidades médicas.
  • Psicólogo – é o profissional formado em psicologia e que atua auxiliando as pessoas a resolverem seus conflitos de ordem emocional, alguns deles possivelmente responsáveis pela dependência química.
  • Terapeuta – oferece assistência física e/ou psicológica por meio de terapias que podem variar de acordo com as necessidades e interesses da clínica. As mais comuns são terapia holística, aromaterapia, arteterapia, cromoterapia e meditação.
  • Nutricionista – planeja o cardápio de acordo com as necessidades de cada paciente, assegurando que ele esteja bem nutrido para vencer a batalha contra a dependência.
  • Preparador físico – responsável pelas atividades físicas realizadas na clínica, as quais são muito importantes para a melhoria da saúde geral dos pacientes.
  • E muito mais!

 

A Clínica Uplife possui um time de profissionais experientes e habilitados que podem ajudar você e/ou seu ente querido a abandonar a dependência. Venha conversar com nossa equipe!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.