O que é bom para parar de usar droga?

O que é bom para parar de usar droga?

A experiência de desenvolver dependência química ou estar próximo a algum ente querido nesta condição é muito dolorosa.  Será que é possível colocar um ponto final nessa situação? O que pode ser feito para parar de usar droga?

Antes de tudo, é importante esclarecer que este tipo de vício é considerado uma doença crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser controlada. Então vamos apontar aqui caminhos possíveis e complementares, ou seja, devem ser adotados em conjunto. Confira!

2 frentes para tratar a dependência química 

Veja agora três ações para tratar a dependência química:

  • Internação em espaço de reabilitação

As clínicas de recuperação são indicadas por serem um espaço diferenciado que proporciona ao dependente toda a infraestrutura e apoio necessários para conseguir superar o seu vício.

Longe das fontes de acesso à droga e das más companhias, ele poderá passar pelo processo de desintoxicação e receber a ajuda médica e psicológica para enfrentar os desafios que o tratamento traz. Os especialistas recomendam que este tempo na clínica dure ao menos 30 dias, mas isso depende muito da evolução de cada paciente.

Infelizmente, nem todos os usuários aceitam a internação de forma voluntária. Entretanto há instrumentos jurídicos que permitem que eles sejam internados mesmo contra sua vontade. São eles:

  • Internação involuntária: com um laudo médico, a família pode internar o dependente e interromper o tratamento a qualquer hora.
  • Internação compulsória: acontece por determinação judicial. Neste caso, o paciente só poderá deixar a clínica com autorização médica.

Neste período de internação, ele terá acesso a terapias e medicamentos que os médicos julguem pertinentes para a sua reabilitação.

 

  • Entender a raiz da dependência

Uma pessoa não desenvolve dependência química do nada: problemas psicológicos, conflitos e más companhias são alguns dos fatores que a levam a procurar no álcool, no cigarro ou na droga um alívio para o que a está atormentando.

Por isso, ela apenas irá parar de usar substâncias químicas quando entender estas causas e aprender a lidar com elas. Este é o cerne do trabalho realizado em clínicas de recuperação: ajudar o indivíduo a se autoconhecer e a criar mecanismos que o ajudem a enfrentar estes problemas, já que ele não ficará internado para sempre.

A Clínica Uplife é conta com uma estrutura confortável, limpa e funcional para atender aos seus pacientes, além de uma equipe multiprofissional experiente e gabaritada. Estamos à disposição para ajudá-lo no que for preciso!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.