Cocaína: Conheça os efeitos a curto e longo prazo

A cocaína é uma das drogas ilícitas mais consumidas ao redor do mundo e tem como característica o fato de deixar as pessoas eufóricas por um período. Mas o seu uso frequente está diretamente relacionado a muitos perigos e seus efeitos podem se manifestar a curto e longo prazo, refletindo em sintomas que podem se estender pelo resto da vida, a depender de inúmeros fatores.

Ter ciência do que pode acometer um usuário é o primeiro passo para a conscientização e, pensando nisso, elencamos abaixo os principais impactos dessa droga no corpo humano. Confira!

Efeitos a curto prazo da cocaína

Os efeitos diretos que podem ocorrer ao usar cocaína incluem:

• Vasos sanguíneos contraídos;
  • Pupilas dilatadas;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Pressão alta.

Como os vasos sanguíneos contraídos interrompem o fluxo de sangue no corpo, isso pode levar a dores de estômago, redução do apetite, náuseas, vômitos e constipação

O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, juntamente com o fluxo sanguíneo restrito através das artérias, também podem aumentar o risco de um ataque cardíaco.

O uso direto de cocaína também pode causar mudanças comportamentais, pois aumenta a quantidade de dopamina no centro de recompensa do cérebro. Isso pode levar uma pessoa a se tornar mais violenta, e se sentir mais confiante e invencível, o que pode aumentar a probabilidade de ela se envolver em comportamentos imprudentes onde ela tem o potencial de se machucar.

Efeitos a longo prazo da cocaína

O uso regular e prolongado de cocaína pode fazer com que uma pessoa desenvolva uma tolerância à droga, situação em que é necessário maior consumo para que ela sinta os mesmos efeitos.

Ao aumentar a dose ou a frequência de uso, pode-se aumentar os efeitos que a cocaína tem na saúde mental e física.

Nariz e boca

Cheirar cocaína danifica as membranas mucosas do nariz, criando um ambiente seco com menos fluxo sanguíneo.

Isso pode danificar seriamente os tecidos moles e a cartilagem, e o uso pesado pode fazer com que uma pessoa perfure o septo, levando ao colapso da estrutura nasal. Isso também pode acontecer com a placa superior da boca.

O uso de cocaína também pode levar à perda do olfato de um indivíduo, bem como hemorragias nasais, problemas de deglutição e irritação geral do septo nasal.

Coração

O uso crônico de cocaína pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos, que por sua vez podem levar a ataques cardíacos, embolias pulmonares, derrames e trombose venosa profunda.

Também pode causar inflamação e morte do músculo cardíaco, deterioração da capacidade de contração do coração, bem como rupturas da aorta, angina e aumento permanente da pressão arterial.

Respiração

Fumar cocaína pode causar sérios problemas respiratórios, pois impede que o oxigênio entre na corrente sanguínea e destrói os capilares que transportam oxigênio para o resto do corpo. Pode levar a um maior risco de problemas como pneumonia, desconforto respiratório agudo e asma.

Cérebro

Como a cocaína causa a contração dos vasos sanguíneos, o uso consistente pode reduzir a quantidade de oxigênio que o cérebro recebe, o que pode levar a danos cerebrais e aumentar a possibilidade de aneurismas.

Outros riscos incluem acidentes vasculares cerebrais, convulsões, atrofia cerebral (encolhimento do cérebro) e vasculite cerebral (inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro e/ou coluna vertebral).

O uso a longo prazo também pode prejudicar as funções cognitivas de uma pessoa, afetando áreas como atenção, inibição de impulsos, tomada de decisões e habilidades motoras. A cocaína também pode envelhecer o cérebro, levando a problemas de memória de longo prazo, além de afetar a saúde mental de uma pessoa.

Sistema digestivo

O uso da substância pode reduzir o fluxo sanguíneo para o estômago e intestinos, levando a lágrimas e úlceras.

Também pode aumentar o risco de colite isquêmica, onde o intestino grosso fica ferido e inflamado.

O tratamento contra cocaína exige acompanhamento de perto, por profissionais que ajudarão o paciente a lidar não apenas com os aspectos físicos da doença, mas psicológicos, também!

Conte com a Clínica Up Life para um tratamento eficiente, com profissionais e abordagens multidisciplinares!