Quanto tempo um alcoólatra fica internado?

Quanto tempo um alcoólatra fica internado?

Muitas pessoas buscam informações sobre quanto tempo uma internação em clínica de recuperação pode durar. É importante saber que a resposta para esta pergunta depende de uma série de fatores. Quer conhecê-los? Siga lendo!

 

O que influencia o tempo de internação?

No caso de um dependente de álcool, alguns dos fatores que costumam influenciar o tempo de internação são:

 

  • O tempo de dependência

Não se pode esperar que uma pessoa que usou álcool por 30 anos se comporte da mesma forma que uma que se tornou dependente há 6 meses. Quanto mais cedo se começa o tratamento, melhor.

 

  • A adesão ao tratamento

Nem todas as pessoas são internadas voluntariamente. Muitas delas resistem, ao menos inicialmente, ao tratamento e por isso a etapa de desintoxicação pode ser mais demorada. Há também aquelas que no início estão motivadas, mas quando percebem o quanto é difícil se livrar do vício, desanimam.

 

  • A existência de outras doenças

A dependência de álcool tem enorme potencial para originar outras doenças, em especial no aparelho digestivo. Dependendo do caso, o paciente pode demandar cuidados médicos mais imediatos, prolongando seu tempo de internação.

 

Muitas clínicas oferecem ciclos de tratamento de 21 e 28 dias, mas não há como garantir que após este período o paciente estará apto a continuar se tratando fora dos espaços de reabilitação. Cada um é um e o tempo de internação é também subjetivo.

 

Alta da clínica não é sinônimo de cura

É muito importante frisar que o fato de um paciente ser liberado para ir para casa é sinônimo de que ele passou pela primeira etapa do tratamento com sucesso, mas não se pode deixar de considerar que a dependência é uma doença crônica.

Isso significa que ela não tem cura, requerendo que a pessoa esteja em constante vigilância para impedir que volte a consumir bebida alcoólica. É por isso que as clínicas costumam trabalhar com protocolos de prevenção a recaídas porque, quando alguém retoma a sua vida em sociedade, precisará lidar com uma série de situações em que o álcool parecerá uma saída para aliviar suas dores e frustrações.

Assim, frequentar grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos é fundamental para que o indivíduo possa estar em contato com aqueles que passam pelas mesmas situações e compreendem suas angústias e necessidades.

 

Por tudo isso, a Clínica Uplife trabalha com internações nas quais a terapia individual e em grupo é continuamente utilizada como instrumento para promover o autoconhecimento que ajudará a pessoa a lidar com seus gatilhos e insatisfações, levando-a a compreender as causas da sua dependência. Venha conhecer nosso trabalho!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.