Como lidar com familiares e entes dependentes químicos

Como lidar com familiares e entes dependentes químicos

Cada família é única, mas todas as famílias compartilham um vínculo, que pode ser usado para dar apoio uns aos outros em momentos difíceis – e isso inclui problemas com dependência química.

Embora não seja possível identificar um caminho único a ser traçado quando um ente querido enfrenta problemas com alcoolismo ou drogas, com empatia é possível abordar a pessoa e mostrar o quão preocupada a família está.

Quando um membro da família está passando por episódios de abuso de substâncias químicas, isso pode afetar mais do que apenas a pessoa que precisa de recuperação.

Fato é que algumas pessoas têm uma predisposição genética para desenvolver dependência química e podem estar em maior risco com base em fatores ambientais e comportamentais.

Desse modo, as famílias devem estar abertas às opções de tratamento que têm à disposição, como grupos de apoio e tratamento ambulatorial. Tratamento interno também é uma opção – e com alto índice de sucesso.

Como reconhecer o abuso de drogas?

Se você está percebendo que um ente querido está enfrentando problemas no trabalho, na saúde, na família, nas finanças, nos relacionamentos, no funcionamento social, nas questões legais, na autoestima ou no respeito próprio de um amigo ou membro da família, você não está exagerando. Esses fatores podem ser sinais de dependência química.

Continuar a usar substâncias apesar do fato de que tal comportamento está causando problemas, é um problema em si. Mostra que o uso de substâncias se tornou mais importante do que os problemas que causa – e ter consciência disso é crucial para um caminho de recuperação.

Alguém que não está disposto a discutir a questão ou considerar se pode haver um problema é um forte indicador de que existe um problema.

Algumas ações que você pode fazer para ajudar seus familiares que estão passando por abuso de drogas incluem:

  • Leia materiais e pesquisas sobre os sinais e sintomas do uso de substâncias;
  • Observe atentamente o comportamento da pessoa durante um período de dias ou semanas para entender o que o leva a pensar que há um problema. Essa informação será útil se você decidir conversar com outros membros da família sobre a situação, procurar aconselhamento de um profissional ou falar diretamente com a pessoa. No entanto, não espere que o problema tome grandes proporções antes de tomar alguma medida;
  • Compartilhe suas observações com outros membros da família e amigos para determinar como eles veem a situação. Se eles concordarem que há um problema, defina quem falará com a pessoa sobre como obter ajuda;
  • Entre em contato com um profissional habilitado, como profissional de saúde mental, médico, profissional de assistência a funcionários, conselheiro ou outro profissional que possa ajudá-lo. Descreva o padrão de uso de substâncias do seu familiar para ver se o profissional consideraria isso um problema. Forneça detalhes como: tipo de álcool ou outras drogas, quanto a pessoa está usando, com que frequência está usando, há quanto tempo o padrão continua, consequências negativas e a resposta da pessoa a discussões ou confrontos sobre o uso de substâncias;
  • Certifique-se de que você e outros membros da família estejam a salvo de possíveis danos físicos ou emocionais. Se houver ameaça ou possibilidade de violência física, você deve desenvolver um plano de segurança.

 

Para obter ajuda, conte com a Clínica Up Life e tenha acesso aos melhores tratamentos disponíveis para que o paciente tenha autonomia e uma vida livre de dependência!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.