Remédios causam dependência química?

Ao se falar em dependência química, é bastante comum as pessoas ligarem esta expressão a substâncias como álcool e/ou drogas. Mas a verdade é que esta terminologia é muito mais abrangente e, sim, pode incluir a dependência de certos medicamentos.

Tanto é assim que, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – a dependência diz respeito a um estado psíquico (e às vezes físico) que é resultado da interação do organismo e substâncias que tenham potencial para modificar o nosso comportamento e gerar o impulso de querer utilizá-las de maneira recorrente.

Para entender melhor por que remédios podem causar dependência, não deixe de ler este post!

Que remédios podem causar dependência?

É importante saber que os medicamentos não foram concebidos com essa finalidade e que, quando um médico os prescreve, ele tem ciência dessa possibilidade, mas avalia os riscos e os benefícios do uso da substância e entende que o lado bom supera o ruim.

Apesar disso, o profissional geralmente prescreve o remédio por algum tempo apenas e solicita o retorno do paciente a fim de reavaliar, acompanhando cada caso com o objetivo de suspender a medicação tão logo seja possível.

Apesar de qualquer substância poder causar dependência, a preocupação recai sobre duas categorias específicas de remédios, nas quais é mais recorrente que o problema se instale. São elas:

• Analgésicos – são remédios fortes, usados geralmente para diminuir a dor após acidentes, lesões ou realização de procedimentos. O problema é que, se utilizados por muito tempo, corre-se o risco de que a pessoa sinta que a substância já não é tão eficaz quanto no início e queira abusar do seu uso.
  • Medicamentos psiquiátricos – popularmente conhecidos como “tarja preta”, os psicotrópicos geralmente têm efeito sedativo ou ansiolítico e são empregados para tratar depressão, ansiedade e uma gama de transtornos. Por agirem diretamente no SNC – Sistema Nervoso Central – essas substâncias podem trazer a sensação de bem-estar e assim ocasionar a dependência.

Como saber se estou dependente de medicamentos?

Basta não fazer uso da substância e você saberá se está ou não dependente dela. Quem não tiver problemas por não utilizar, não tem com que se preocupar, mas se você apresentar sintomas de abstinência, é hora de repensar o uso e buscar tratamento adequado.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de medicamento usado, mas, nas crises, você pode ter alguns dos seguintes sintomas/comportamentos:

• Ansiedade que só melhora quando usa a substância.
  • Respiração acelerada.
  • Agitação.
  • Incômodos no aparelho digestivo, como enjoos e vômito.

É importante que, neste caso, você busque imediatamente se tratar. A dependência química é uma doença e seu tratamento deve ser realizado por profissionais especializados. Na Clínica Uplife você encontrará pessoas dispostas a lhe ajudar a retomar o controle da sua vida! Venha conhecer nosso trabalho!