
É muito comum que os usuários de maconha apontem como positivo o baixo potencial que esta substância tem para causar dependência e, pensando assim, eles acreditam que poderão parar de usar a droga a qualquer hora.
Porém a realidade é bem diferente e quem tenta parar por conta própria costuma ter crises de abstinência sérias, apresentando grandes dificuldades para conseguir vencer o vício sozinho. Pensando nisso, o que fazer para parar de fumar maconha? Continue lendo para saber!
Maconha vicia?
Sim. Estudos mostram que esta droga contém uma substância chamada delta-9-tetrahidrocanabinol e que costuma ser conhecida pelo nome de THC, a qual tem o potencial de viciar.
É verdade que este potencial é maior em outras drogas, como a heroína e a cocaína, mas não se deve menosprezar o quanto a maconha pode fazer mal a alguém.
Para completar, em uma pesquisa recente, feita por profissionais da USP, demonstrou-se que, nos casos em que a maconha é usada em conjunto com outras substâncias, ela aumenta as chances de recaída.
Foram acompanhados 63 usuários de cocaína e de maconha e 24 que faziam uso apenas de cocaína. O resultado do estudo mostrou que, após 3 meses, os que usavam apenas cocaína se mantinham mais abstinentes do que aqueles que usavam ambas as drogas, revelando o dano da combinação entre elas.
Como parar com a maconha?
Buscando atendimento especializado. A dependência química é uma doença e precisa ser tratada por uma equipe multiprofissional composta por médicos, terapeutas, nutricionista e muito mais. Essa estrutura só é possível encontrar em uma clínica de recuperação como a Uplife.
Lá, o dependente é avaliado por um médico clínico que poderá detectar problemas de ordem física causados pelo uso continuado da substância. O médico psiquiatra trabalha para acompanhar a saúde mental da pessoa, ajudando-a com medicação, se necessário, a se desintoxicar, em especial durante o período de abstinência, uma fase bastante difícil do tratamento.
Terapeutas, em sessões individuais e/ou em grupo, ajudam o indivíduo a refletir sobre a sua caminhada, compreendendo os motivos que o levaram a começar a usar drogas. Trabalhar esta questão é muito importante para ter uma compreensão mais ampla sobre a sua trajetória e diminuir as chances de recaída.
Tudo isso precisa ocorrer em um espaço limpo, amplo, agradável e confortável, o que torna a estrutura da clínica um fator a ser avaliado antes da internação. Por tudo isso, é importante visitar o local antes para ter certeza de que ele é o ideal para o tratamento.
Venha fazer uma visita e conhecer todas as instalações da Clínica Uplife! Nossa equipe está pronta para esclarecer suas dúvidas e te ajudar nessa luta contra a dependência.