Como funciona a internação voluntária?

Como funciona a internação voluntária?

A internação de dependentes químicos em clínicas de recuperação costuma ser recomendada por especialistas, considerando que a infraestrutura do espaço e o tratamento recebido pelo paciente podem ser decisivos para afastá-lo de vez do vício.

Pensando nisso, o texto de hoje é dedicado à internação voluntária. Vamos explicar o que é essa modalidade, como ela funciona e dar algumas dicas para encontrar o espaço ideal de tratamento! Não deixe de ler!

O que é internação voluntária?

Como o próprio nome indica, é a ida para uma clínica de recuperação por livre e espontânea vontade do próprio dependente. Nestes casos, o usuário se dá conta dos prejuízos que as drogas estão trazendo para a sua vida e busca por ajuda especializada.

Como ela funciona?

A internação voluntária pode ocorrer imediatamente: quando o dependente manifesta seu desejo de se submeter a um tratamento, ele e a família podem procurar um espaço para que inicie sua reabilitação.

Alguns lugares dispõem de veículo que pode ser usado para o deslocamento entre a casa do paciente e a clínica, mas nada impede que a família acompanhe a pessoa até o local.

O tempo de internação pode variar em função de diversos fatores, mas o certo é que, neste período, o dependente passará por quatro frases:

 

  • Desintoxicação

O primeiro passo do tratamento é livrar o organismo do indivíduo das substâncias químicas que tanto fazem mal.

A vantagem de se estar em uma clínica é justamente afastá-lo das pessoas e lugares de acesso às drogas e estar cercado de profissionais que o ajudem a superar os sintomas de abstinência.

 

  • Autoconhecimento

Ao mesmo tempo em que o indivíduo aprende a viver sem as drogas, ele também passa por um processo de autoconhecimento para entender os fatores que o levaram à dependência. A partir disso, junto com terapeutas, ele poderá desenvolver mecanismos para lidar com estes gatilhos sem recorrer ao vício.

 

  • Rotina de ressocialização

A temporada na clínica também proporciona ao paciente a retomada do controle de sua vida. Gradualmente, ele passa a planejar o que deseja fazer quando voltar para casa e quais rumos quer seguir.

 

  • Reinserção social

O tratamento especializado e o contato com pessoas que também estão no processo de reabilitação visam a ajudar o indivíduo em sua reinserção social. Afinal, ao voltar para a sua realidade, ele estará novamente cercado dos fatores que o levaram ao vício e precisará lidar com eles diretamente. Por isso, é importante continuar com o acompanhamento psicológico, frequentar grupos de apoio e contar com o suporte da família e dos amigos para continuar limpo das drogas.

 

Como encontrar a clínica certa?

Algumas dicas para que pacientes e familiares escolham a clínica de recuperação adequada:

 

  • Pesquise na internet avaliações e comentários sobre o espaço.
  • Entre em contato por telefone e tire suas dúvidas.
  • Pergunte sobre os tratamentos oferecidos.
  • Se possível, agende uma visita para conhecer o lugar.

 

Que tal conhecer a Clínica UpLife? Entre em contato conosco e conheça nossos procedimentos para internação voluntária!

Blog

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.