
A dependência química tem potencial para destruir a vida do usuário e dos que estão ao seu redor. Mas saiba que é possível vencê-la: a luta contra o vício é uma batalha a ser travada por toda a vida e, usando as armas certas e com atenção, é possível sair vitorioso, parando de usar estas substâncias.
O segredo está em um processo de recuperação sólido e consistente, feito, de preferência em uma clínica de reabilitação. Entenda agora como isso funciona!
Por que as pessoas usam drogas?
A dependência química seja do álcool, do tabaco ou das drogas consideradas ilegais, não acontece de um dia para o outro e geralmente é apenas a ponta de um iceberg de problemas.
Os pesquisadores ainda não conseguiram desvendar todos os fatores que levam ao desenvolvimento do vício, mas estudos apontam até agora que há aspectos genéticos e sociais envolvidos.
Conflitos interpessoais, separações, perdas e desemprego são algumas das situações que afetam diretamente o emocional do indivíduo. Baseado em sua experiência de vida e nos exemplos que observou durante a sua trajetória, ele pode lidar com tais problemas de forma destrutiva, buscando alívio nas substâncias químicas.
Isso porque elas ativam em nosso cérebro a sensação de prazer e de bem estar, fazendo com que esqueçamos, ao menos momentaneamente, o que nos faz mal. Porém, basta que o seu efeito acabe para voltarmos a nos sentir como antes.
E é aí que a dependência surge: o usuário busca a droga cada vez que percebe este sentimento de prazer se dissipando, o que cria um círculo vicioso. Além disso, o organismo tende a ficar mais resistente à ação desta substância, fazendo com que o usuário tenha que ingerir quantidades cada vez maiores ou recorrer a outras drogas mais fortes.
É por isso que parar de usar drogas passa por identificar as raízes destes problemas que levaram ao uso e aprender a lidar com eles.
E onde entra a clínica de recuperação?
O processo de desintoxicação e de entendimento das questões por trás da dependência é longo, o que raramente consegue ser feito no calor do momento ou sem ajuda de quem entende sobre isso.
Por esta razão é que as clínicas de recuperação são recomendadas: nesse local, o paciente e fica isolado de pessoas e de lugares ligados ao seu vício, passando a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos e terapeutas que o ajudarão a entender seus problemas, a lidar com os sintomas da abstinência e determinarão o tipo de tratamento adequado para cada caso.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça a Clínica Up Life! Entre em contato conosco e ficaremos felizes de ajudá-lo nessa batalha!